Este blogue descreve os habitats e testemunha a grande biodiversidade que existe no "Triângulo do Cabo Mondego" - que abrange a área do Estuário do Rio Mondego - Serra da Boa Viagem e Cabo Mondego com recifes - Praia e Dunas de Quiaios e Lagoas de Quiaios. Também pretendemos focar o "habitat" social e ambiental da espécie humana, sobretudo nas suas condições em Portugal.

Tuesday, February 7, 2012

Salgueiros e Choupos velhos redescobertos na Mata de Quiaios

Salgueiros (Salix atrocinerea e Salix spec.) e choupos (Populus nigra) redescobertos durante uma limpeza das galerias ripícolas de Quiaios.

Por Horst Engels


No âmbito de um programa de limpeza de galerias ripícolas da Freguesia de Quiaios e de melhoramentos das paisagens do programa ProDeR (Programa de Desenvolvimento Rural) da Comunidade Europeia e do Ministério de Agricultura de Portugal, foram redescobertos perto da "Quinta Biológica" de Quiaios salgueiros e choupos antigos com mais do que 40 anos de idade (pelas contagens das anéis anuais).


Os exemplares de salgueiros pertencem maioritariamente à espécie salgueiro-negro (Salix atrocinerea)













e em alguns exemplares provavelmente à especie salgueiro-branco (Salix alba) ou salgueiro-frágil (Salix neotricha = Salix alba x Salix fragilis) que se distinguiam bem pelos ramos avermelhados ou amarelados e pela forma das folhas lanceoladas dos salgueiros-negros e de ao contrário do salgueiro-negro ainda não terem entrado em estado de floração.







Estas espécies integram-se nos habitats (Habitat 92A0 - Florestas galerias de Salix alba e Populus alba) do Plano Sectorial Natura 2000.


Também encontraram-se no local alguns exemplares valiosos de loureiro (Laurus nobilis), provavelmente da mesma idade dos salgueiros, como os anéis anuais indicam.


Estes achados parecem nós de um extraordinário valor ecológico e paisagístico, uma vez que exemplares desta espécie com esta idade são extremamente raros e merecem ser conservados para o futuro. Os terrenos ripícolas que as espécies de salgueiros e de outros foliosos das regiões temperadas habitam, são hoje em grande parte usados para plantações do eucalípto - e isto também acontece na vizinhança do terreno onde foram descobertos os salgueiros e choupos antigos.

No comments:

Post a Comment

Followers